SOBRE AUDIÇÃO

Sem audição não podemos ter emoção. "NÃO ENXERGAR nos separa das coisas. NÃO OUVIR nos separa das Pessoas." (Imanuel Kant)

A audição é um dos 5 sentidos que tem a função é captar os sons existentes no meio em que nós vivemos. A audição é responsável por enviar a ondas sonoras ao córtex do cérebro. Os sons ou barulhos são originados pelas ondas sonoras liberadas no ar sofrendo compressão e descompressão. Devido às diferenças na freqüência de cada onda sonora ouvimos diferentes sons.

Os cientistas têm sido até agora incapaz de explicar em detalhes como o ouvido recebe e discriminação entre os sons. Que, por exemplo, que nos torna capazes de ouvir um murmúrio suave ou um instrumento único fora de sintonia em uma orquestra sinfônica? Os novos conhecimentos sobre a circulação do som no ouvido interno pode trazer-nos um passo mais próximo de uma explicação.

A orelha é um órgão sensível que capta as ondas sonoras para que nosso organismo inicie o processo de percepção e interpretação do som. Ao entrar pelo canal auditivo as ondas sonoras fazem com que ocorram vibrações nos tímpanos (membrana timpânica) que é uma pele fina e rígida que divide o canal auditivo e o ouvido médio. Os tímpanos também são os únicos elementos sensitivos do ouvido já que os outros elementos apenas repassam as informações interpretadas por ele.

Na cóclea, se localiza o órgão de Corti, local cheio de células ciliares que se movem a partir da força enérgica enviando um impulso elétrico ao nervo da cóclea. O nervo da cóclea envia os impulsos ao córtex cerebral para ser interpretado determinando o tom de cada som.

Informações sobre Audição

O ouvido

Como ouvimos

Cuidados com a Audição

Curiosidades sobre Audição


 

   
   

INNOVATION TO GO

Audição e Aparelhos Auditivos

Dos cinco sentidos, a audição é provavelmente o mais importante para o nosso sentimento de conexão com o mundo que nos rodeia.
LER MATÉRIA >>>

GREEN INITIATIVE

Aparelhos Auditivos melhora  vida amorosa

Aparelhos Auditivos melhora a vida amorosa e as relações sociais com amigos e parentes.
LER MATÉRIA >>>.